quarta-feira, 14 de março de 2012

Como emagrecer o preparo dos alimentos!

Não tenho o costume de postar qual foi o meu cardápio do dia, por que sinceramente, acho isso bem chato. Acho que já falei isso por aqui?! Mas gostaria de relatar algumas mudanças que tenho percebido na minha alimentação.

Sempre gostei de cozinhar e confesso que ainda acho que a manteiga e até a margarina são ingredientes que realçam os sabores e deixam muitos pratos mais apetitosos. Esses itens estão controladíssimos na minha cozinha. Quase não tenho usado. E antes? Antes macarrão tinha que ter no mínimo umas duas colheradas de margarina. Desde sempre eu não frito o arroz. Eu "largo" o arroz na panela, sem óleo nem nada, coloco as medidas de água, um pouco de sal e só. Nisso não precisei mudar.

Sobre o uso de óleo prá cozinhar? Logo que casei usava bem pouco óleo, com o passar dos anos, fui colocando mais óleo na panela na hora de fazer os alimentos. De uns tempos prá cá voltei a reduzir o óleo no preparo dos alimentos. Por exemplo, prá refogar a cebola e o alho eu não uso óleo. Eu esquento bem a panela. Coloco a cebola, o alho bem picadinhos e uma tiquinho de água. Depois de um pouquinho a água seca e eu coloco mais um tiquinho e assim vai indo até a cebola e o alho ficarem douradinhos. Outra coisa, quando sentirem necessidade de colocar óleo em algum alimento, não derramem direto na panela. A gente pensa que tá pondo só um fiozinho... Se a gente medir em uma colher de sopa a gente fica impressionado com a diferença.

Será que a comida com mais gordura fica mais gostosa? Pode ser...Faz uma grande diferença no paladar? Não. A comida fica mais saudável? Certamente!

Um detalhe importante: A gente se acostuma com essas mudanças e depois passa a não tolerar comida com muita gordura.

Lembro que logo depois de casada, meu marido já estava acostumado com a minha comida, com pouco óleo (antes de eu começar a aumentar as quantidades) e nós fomos visitar a mãe dele. Vocês acreditam que ele meio que passava mau com a comida da mãe dele, que chega a usar até banha de porco na hora de preparar os alimentos. Ai ele disse: é que a Mel quase não usa óleo para cozinhar...a senhora deveria diminuir também...hehehehe Levanta a mão quem imagina a minha cara de alegria quando ele falou isso.

Aos poucos eu estou voltando a hábitos antigos e estou iniciando outros. Estou louca prá ver onde isso vai dar....

8 comentários:

Francine disse...

Oi Mel,
a cada dia uma mudança, e enquanto nos reeducamos além de obtermos qualidade de vida, ainda diminuímos os números do ponteiro da balança...

bjs light

Kelinha disse...

Oi Mel, gostei muito do seu blog, estou te seguindo.

Abraços

Deise Guimarães disse...

Oi!! Bem lembrado sobre o óleo para cozinhar.

Eu frito o arroz e tempero feijão com cebola ralada. Dá o mesmo efeito e um sabor legal rsrs

beijos

rachel disse...

hahahah! Imaginei a cara da sogra te fuzilando! :P

A minha faz uma comida bem saudável ai meu excelentíssimo prefere a comida da minha mãe, bem gordinha!

A minha comida é saudavél, só cozinho com azeite (extra-virgem de verdade, Portugal me proporciona isso!) quando uso óleo.

Já o principal cozinheiro, meu amorzinho, adora azeite mas usa sempre muitoooooo mais que eu! É a vida :) bjus

SALETE disse...

Se realmete queremos emagrecer para sempre temos mesmo que mudar os habitos.rararara sogra é um caso serio bjos.

Geovana Centeno disse...

Boa dica essa do oleo hein, hoje vou fazer assim...ah eu imagino a tua felicidade quando teu marido falou com a mae dele kkkkk

Sabe sobre a minha postagem, marido acho que eu não preciso mais emagrecer que eu estou bem assim, mas eu não sinto isso...

Fabi Lange Brandes disse...

claro ue comida com mais gordura ica mais gostosa, mas ai, quem nao fica gstosas somos nós...
beijos e parabens pela iniciativa

gesinha disse...

OI!!!
Faz tempo que faço minha gororoba assim tambem! rsrsrsssss
o arroz é bem como vc mencionou acima não uso uma gota de azeite se quer somos em tres aqui em casa e eu uso uma media de 1 a 1 1/2 por mes. Agora eu fico emaginando sua felicidade ao ouvir seu marido dizer aquilo pra sua sogra né??? kkkkkkkkk te levou pro céu!!!
bbbjjjssssssssss